RecBLOG: "Free Word" do Free Word Centre

Hoje gostaríamos de destacar o Free Word, um blog mantido pelo Free Word Centre, um centro internacional do Reino Unido dedicado à literatura, alfabetização e livre expressão, que desenvolve colaborações locais, nacionais e internacionais a fim de estudar o poder de transformação das palavras.

Esta é uma instituição de caridade, mantida com financiamento público do Conselho de Artes da Inglaterra, e se auto-descreve como "um espaço para criatividade, descoberta e dissensão" que reúne "organizações pioneiras da literatura, alfabetização e livre expressão para oferecer-lhes um espaço seguro para fazer experimentos, colocar em prática novas ideias e dar início a debates".

O que nos chamou a atenção neste blog não foram apenas as suas iniciativas ligadas à literatura, mas também àquelas ligadas à tradução. Eles reconhecem que Londres é uma cidade multilíngue e têm como objetivo envolver escolas e comunidades nos seus projetos, incluindo Translators in Residence [Estágio para tradutores] e as comemorações do Dia Internacional da Tradução, para "celebrar a mistura urbana de idiomas existente atualmente e estudar como a tradução, em seu sentido mais amplo, pode ser um meio poderoso para a promoção de mudanças".

Finalmente, eles trabalham com escritores de todo o mundo por meio de uma iniciativa chamada The Power of Translation [O poder da tradução], que usa o ato de contar histórias e a imaginação, além de manterem uma biblioteca com livros doados de ficção em tradução para proporcionar o acesso a culturas e histórias que ultrapassam as fronteiras linguísticas. "No Reino Unido, somente uma pequena porcentagem de literatura é traduzida", eles reconhecem, "o que significa que o nosso acesso à escrita em outras línguas é enormemente limitado".

Aqui estão alguns artigos relacionados à tradução que gostaríamos de destacar para você se deleitar com a leitura (e audição):