Iniciativas colocam escritores independentes em evidência

Houve uma época em que publicar um livro independentemente era visto como algo negativo, como se somente aqueles que foram rejeitados por editoras recorreriam tal opção. Agora que já vimos tantas histórias de sucesso dentre os escritores autopublicados, todos estão prestando mais atenção.

Duas iniciativas recentes estão colocando os escritores independentes em evidências e ajudando os leitores a descobrirem novos nomes, além daqueles que estão nas vitrines de livrarias ou na lista dos mais vendidos.

A primeira é o Bookstorming, site brasileiro para o financiamento coletivo de livros. As propostas de projetos são apresentadas, a equipe de marketing divulga as informações nas mídias sociais e os leitores fazem uma doação para que o livro seja publicado. O site tem uma equipe de especialistas em publicação, que ajudam com o design das capas e a edição do texto. Todos os envolvidos na iniciativa recebem uma cópia do livro, além de outros benefícios, depois que o projeto rende frutos.

O segundo se chama Booklife e é uma iniciativa do site Publisher's Weekly. O objetivo do projeto é servir de plataforma para os escritores autopublicados enviarem seus livros para serem resenhados. Alguns livros e escritores são destacados e recebem um resumo e breve biografia; outros recebem uma matéria de destaque escrita pela redação do site. Eles também oferecem instruções passo a passo para os escritores saberem mais sobre escrever, publicar e divulgar o seu trabalho.

E você, já experimentou um destes dois sites ou algo semelhante? Como foram as suas experiências sempre que você tentou divulgar os seus livros?