"Tradução Brasileira" de Gabriel Perissé

blog.jpg

RecBLOG deste mês se chama Tradução Brasileira, mantido pelo escritor, tradutor e doutor de Filosofia da Educação Gabriel Perissé. O que nos atraiu neste blog foi a grande diversidade de material, desde comentários sobre a necessidade de revisitar traduções literárias antigas por causa de mudanças no vocabulário, análises sobre cultura pop importada e até atualidades envolvendo questões de linguagem cobertas pela mídia.

Além dos seus textos, há também seções legais sobre os livros que ele traduziu a cada ano e artigos que ele escreveu para a revista Língua Portuguesa. Porém, talvez a parte com maior potencial no seu blog seja a seção que ele chama de Experiências tradutórias, na qual ele promete nos apresentar a escritores e livros que merecem tradução no Brasil. No primeiro item dessa coluna, ele deu destaque para Bernard Friot, escritor francês de livros infantojuvenis.

Gabriel criou o seu blog em 2012 e, depois de um ano e meio de pausa, voltou a escrever no mês passado. Esperamos que ele continue atualizando o conteúdo, porque as suas perspectivas são mesmo valiosas.