NOVIDADE: Prêmio Tomás Segovia de Tradução Literária no México

Conselho Mexicano de Cultura e Artes (Conaculta) criou o Prêmio Tomás Segovia de Tradução Literária, uma distinção pública a ser entregue a tradutores que desempenharam um papel de destaque na promoção do conhecimento universal. Que trabalha com a língua espanhola como idioma de partida ou chegada estará qualificado a participar do prêmio.

A distinção será entregue em novembro de cada ano durante aFeira Internacional do Livro de Guadalajara e incluirá um certificado e prêmio em dinheiro, a ser determinado de acordo com a verba do Conaculta. Mais informações sobre o regulamento e a composição da mesa de jurados serão divulgadas a cada ano em notas oficiais do Conaculta.

Tomás Segovia (Espanha, 21 de maio de 1927 - México, 7 de novembro de 2011) era escritor e tradutor e deixou a Espanha durante a Guerra Civil para tornar-se mais tarde cidadão mexicano. Em 1970, começou a trabalhar em El Colegio de México onde, além de dar aulas de literatura, linguística e tradução, organizou e foi o primeiro diretor de um projeto de pesquisa e ensino da teoria da tradução.

Leia matéria original do Instituto Cervantes, do jornal Milenio [em espanhol] e da Radio Fórmula [em espanhol].